C. R. Rubim



AmanhecerAmanhecer na Serra do Cachimbo

TCC-O túmulo vazio x aparições de Jesus e sua relação com a Eucaristia

Artigo - Anagogia e Biosfera

A ODS 10 e os Índios Yanomami

A ODS 16 no Brasil

Ora-Pro-Nóbis como fonte de Nutrição - Estudo de Caso

Religiões e Religiosidades

Ninguém Pode Servir a Dois Senhores - Doutrina Social da Igreja

a Religião pode promover a Paz

A Eucaristia o Sacramento dos Sacramentos

Multiculturalismo - Relações Étnico-Raciais

Mudanças na Tradução do Missal Romano

Contato

Ora-Pro-Nóbis como fonte de Nutrição

ora pro nobis


C. R. Rubim, 19 de Dezembro de 2022.


No nosso País as desigualdades sociais são muito grandes.

Poucos têm Curso Superior de Educação e economicamente falando a renda per capta também é baixa.

A grande maioria da população, não possui acesso a uma alimentação equilibrada e de qualidade e raramente comem carne bovina, frutas e legumes. Com isso, muitos vivem no posto de saúde doente e com problemas de pressão por falta de vitaminas e nutrientes.

Segundo a Igreja católica em seus documentos: A vida e a saúde pública são dons preciosos doados por Deus. Devemos cuidar delas com equilíbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum. O cuidado com a saúde dos cidadãos requer a ajuda da sociedade para que haja condições de existência que permitam crescer e atingir a maturidade: alimento, roupa, moradia, cuidado da saúde, ensino básico, emprego, assistência social. 2288-CIC.

No Estado do Pará, por ex, os alimentos chegam pela BR 163 Cuiabá-Santarém, vindo de São Paulo ou Mato Grosso e devido à alta dos preços dos combustíveis e pedágios nas estradas chegam sempre caros.

E segundo o site invest.exame.com, Os itens que ficaram mais caros o ano passado, como o arroz e o óleo de soja, não vão dar trégua tão cedo. Ou seja: é bom não esperar que os preços voltem ao patamar de antes da pandemia e a carne e os transportes devem ficar mais caros para as famílias Brasileiras.

Alguns moradores têm aderido as Pancs. Segundo o site ecycle.com.br, As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. A sigla é autoexplicativa. Fazem parte das Pancs as plantas que não costumamos consumir como forma de alimentos, seja por falta de costume ou de conhecimento. Como por exemplo, a planta ora-pro-nóbis tem sido plantadas nos quintais como cerca viva e até em latas, pelas pessoas conscientes das vitaminas e proteínas que ela tem.

A cada 100g a planta ora-pro-nóbis, tem 20g de proteína. Esse valor é correspondente, por exemplo, a três ovos ou a uma dose de whey protein. E até plantas como caruru, assa-peixe e beldroega como fonte de nutrição, achados em terrenos baldios. Como era feito nos tempos da colonização do Brasil, pelos pobres e amantes do minimalismo. Pois muitos se tornaram minimalistas, tendo o princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos ficando só com o essencial dentro de casa.

O é considerado por alguns Ora-pro-nóbis a carne dos pobres,pois, a carne como fonte de proteínas de alguns pobres tem sido o ora-pro-nóbis. Enquanto todos os preços dobraram, sendo cortada literalmente a carne dos pobres, e como nem todos tem acesso a alimentação de qualidade, esse fator, torna a população mais doente, por desnutrição e problemas psicológicos. Aumentando ainda mais as desigualdades sociais.

Referências

  • “[...] Os itens que ficaram mais caros o ano passado, como o arroz e o óleo de soja, não vão dar trégua tão cedo.” https://invest.exame.com/invest/carne-transporte-e-conta-de-luz-tudo-que-deve-ficar-ainda-mais-caro-em-2021
  • “[...] As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. A sigla é autoexplicativa. Fazem parte das Pancs as plantas que não costumamos consumir como forma de alimentos, seja por falta de costume ou de conhecimento.” ”https://www.ecycle.com.br/pancs/
  • Catecismo da Igreja Católica, Edições CNBB, 2013

Homeclique